aleamrosa1A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, iniciou no dia 18 de outubro a realização de exames de preventivo ginecológico, mais conhecido como Papanicolau, e de toque de mama, oferecidos para servidoras do Parlamento ou dependentes. A iniciativa faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero.

A assistente social Socorro Oliveira explicou que os exames serão realizados durante dois dias na semana, às terças e sextas-feiras. As servidoras interessadas ou dependentes legais de servidores do Parlamento, ainda podem se inscrever ligando para o Centro Médico da Aleam. A realização dos exames segue até o final do mês de outubro, de acordo com a demanda. O exame de preventivo tem o valor de R$ 20 e o de mama é gratuito.

Após a realização dos exames, as servidoras também recebem informações sobre a necessidade de realizar o auto exame de mama, e a melhor forma de fazer o exame em casa. “Através do auto exame a mulher pode detectar a presença de nódulos, ou qualquer alteração na área das mamas”, explicou a  enfermeira Andrea Brandão, do Centro Médico da Aleam. Segundo ela, a partir dessa possível detecção a mulher poderá buscar exames complementares.

Fonte: ALEAM

Compartilhe!