A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, por meio da Gerência de Educação Cidadã, deu início às atividades da 9ª edição do programa Parlamento Jovem, que acontecerá no período de 16 a 25 de maio. A primeira fase do cronograma de atividades do programa começa com as eleições, onde uma equipe da Assembleia desloca-se até às escolas participantes nos dias e horários previamente agendados, realiza a palestra de educação cidadã, apresenta o programa e realiza as eleições.
Na última semana, as duas primeiras eleições foram realizadas na Escola de Tempo Integral Senador Petrônio Portela (localizada no bairro Dom Pedro II) e na Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida (localizada no Bairro Aparecida/Centro), respectivamente. Em cada escola foram eleitos, pelos próprios alunos, um aluno deputado e um aluno suplente.
De acordo com a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, apesar de o programa ser realizado em todo o território nacional “o do estado do Amazonas possui um diferencial, que é a consciência política e social que nós promovemos nessas escolas, com palestras realizadas antes das eleições, incluindo temas que abordam a formação cívica, cidadã e política. Os jovens participam e o resultado é sempre muito bom”, enfatizou Cassandra.
Neste ano, as eleições ocorrerão até meados de maio e a escola que quiser se inscrever no programa deve entrar em contato com a Gerência de Educação Cidadã, através dos telefones 3183-4577 e 3183-4576 ou pelo e-mailgerenciaedcidada@gmail.com, no horário de 8h às 14h.
O programa
O Programa “Parlamento Jovem” é realizado em território nacional, sendo criado no âmbito estadual através da Resolução Legislativa Nº 375/ 05 de 29/09/05 e possui parceria com a SEDUC.
Tem como objetivo o fortalecimento do Legislativo Estadual, possibilitando aos alunos da Rede Estadual de Ensino a vivência do processo democrático mediante a participação de uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa com diplomação e exercício do mandato.
O Programa parlamento jovem começa com as eleições, onde a equipe da Assembleia desloca-se até a escola nos horários e dias previamente agendados pela mesma e realiza as eleições, onde os dois alunos mais votados preenchem a ficha de inscrição e são intitulados como Deputado Jovem Oficial e Suplente.
Esta será a 9º Legislatura que acontecerá no período de 16 a 25 de maio. Os alunos deputados são apadrinhados por deputados estaduais e recebem da Assembleia Legislativa todo material didático, vale-transporte, alimentação e vestuário. Durante o programa, elaboram projetos de lei estadual e federal, assistem aulas de processo legislativo, cidadania, ética e variadas dinâmicas.
Fonte: Aleam