O ano de 2016 foi de alto rendimento no Centro Médico da Assembleia Legislativa do Amazonas, que registrou 54.206 atendimentos – até novembro – aos servidores do Poder Legislativo e seus dependentes, que vão desde a consulta a médicos, outros profissionais de saúde como nutricionistas e fisioterapeutas, participação em palestras, serviços de atendimento a inativos, odontologia e educadores físicos, etc.
Entre as nove especialidades médicas oferecidas pelo Centro Médico Doutor Luiz Carlos de Avelino – administrado pela Diretoria de Saúde da Casa – foram 5.842 consultas ao longo de 2016. Os nutricionistas fizeram 325 atendimentos, os fisioterapeutas 946; a enfermagem 20.908; o fonoaudiólogo atendeu 174 pacientes, enquanto os psicólogos atenderam 1.287. A Junta Médica analisou 263 casos; o serviço social dos inativos atendeu 2.124 pessoas, enquanto que o dos ativos atendeu 4.380; a odontologia teve 16.809 consultas e os educadores físicos 947procedimentos.
Além disso, a Diretoria de Saúde promoveu ações de saúde nos eventos “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, “Combate ao Tabagismo”, “Luta contra a Aids” e ainda palestras de combate ao suicídio, à hipertensão, ao vírus H1N1 (influenza), doação de sangue, etc.
Atualmente o Centro Médico conta com 54 profissionais da área de saúde distribuídos na área médica (cardiologistas, clínicos gerais, neurologista, ortopedistas, geriatras, endocrinologistas, pediatras, psiquiatra e oftalmologista) e ainda especialistas em odontologia, fisioterapia e acupuntura, psicologia, enfermagem, nutrição e educação física. Trabalha também, no Serviço Social, com psicólogos, dentistas, endodontistas e odontopediatras.
O Centro Médico foi inaugurado em janeiro de 2013, na gestão do deputado Ricardo Nicolau (PSD), que acrescentou à estrutura física da Aleam a clínica médica, atendendo a demandas urgentes dos servidores e seus dependentes, encerrando o atendimento que, por anos, era feito no subsolo do prédio principal.