07_aleam_expoxicao-fordlandia-677x381A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – por meio da Coordenadoria de Cultura da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Associação PanAmazônia – vai receber no hall Homero de Miranda Leão, nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro, das 8h às 14h, a exposição Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia.

A exposição retrata a vida na pequena cidade do Estado do Pará, batizada de Fordlândia, construída às margens do Rio Tapajós por Henry Ford, com o objetivo de fornecer borracha para a indústria automobilística, entre os anos de 1927 e 1939. A intenção da Associação PanAmazônia, com a exposição, é a de divulgar a história dos acontecimentos passados para o grande público, por meio de registros fotográficos produzidos por Diógenes Tavares dos Santos, funcionário da Ford Company, que residiu na cidade de Fordlândia, àquela época.

Segundo o coordenador de Cultura, Beto de Sá, é importante que os servidores da Aleam e o público geral conheçam essa história de cultura e empreendedorismo que aconteceu no meio da selva Amazônica. O acervo da exposição pertence ao neto de Diógenes dos Santos, Belisário Arce, que é diretor da Associação PanAmazônia.

Fonte: ALEAM
Compartilhe!