02_aleam_setembro-amarelo-ep-622x381Na manhã da segunda-feira (4), a equipe da Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se reuniu em um ato de mobilização para a abertura da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, denominado de Setembro Amarelo 2017.

A campanha visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, assim como as suas formas de prevenção, destacando principalmente os primeiros sinais de depressão, doença que é uma das principais portas de entrada para o suicídio. Este é o segundo ano em que a Assembleia participa da campanha.

O diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, explicou as ações voltadas para o Setembro Amarelo. “Tivemos uma panfletagem na manhã de domingo (10) no Largo de São Sebastião com a participação do Conselho de Psiquiatria do Amazonas e teremos um grande debate no Auditório Belarmino Lins na próxima quarta-feira (13), com a presença da equipe de psiquiatria da Secretaria de Saúde, discutindo o tema e levando as pessoas a refletirem sobre o suicídio”, anunciou.

De acordo com o Diretor de Saúde, o debate é essencial para se combater a depressão. “A depressão em seu final mais crítico acarreta no suicídio e é justamente isso que vai ser o centro da discussão. O suicídio vem ocorrendo com muita frequência em Manaus e já tivemos até casos de familiares de servidores da Assembleia, por isso o debate sobre o tema vem ajudar a todos a lidar com a depressão antes que ela chegue em seu estágio mais crítico”, afirmou.

Andrade destacou ainda a importância do debate na vida das pessoas com depressão. “Pretendemos mobilizar a sociedade para que as pessoas ajudem um filho, um irmão ou até um pai com um quadro depressivo na família”, afirmou.

A semana de 11 a 15 de setembro na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) terá como destaque o 2º Simpósio de Prevenção ao Suicídio, como parte integrante da campanha do Setembro Amarelo, que acontece no dia 13 de setembro. A semana terá ainda o início de diversos cursos da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e vai abrir uma discussão sobre a criação do Departamento Aeroviário do Estado do Amazonas. Acompanhe a seguir a agenda parlamentar na íntegra:

Segunda-feira, 11:

Às 9h, no Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem à Categoria Profissional dos Biólogos pela passagem do Dia do Biólogo, de autoria do deputado Luiz Castro (Rede).

Às 9h, no Centro Técnico do Poder Legislativo, curso de Administração do Tempo: Como conduzir reuniões produtivas e organizar o trabalho com eficácia, parceria da Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (SEAD) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com a Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Às 13h, no Centro Técnico do poder Legislativo, será realizado o curso de Elaboração e gestão de projetos no setor público, parceria da Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (SEAD) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com a Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Às 14h, no Centro Técnico do poder Legislativo, será realizado o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Às 14h, no Centro Técnico do poder Legislativo, será realizado o Curso de Criação e Gestão de Canal Youtube, iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Terça-feira, 12:

Às 8h, no Centro Técnico do poder Legislativo, Programa Conhecendo o Legislativo com a visita dos estudantes da Escola Municipal Lírio do Vale, uma iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Às 14h, no Centro Técnico do poder Legislativo, será realizada mais uma etapa do Programa de Preparação da Aposentadoria (PPA), uma parceria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) com a Aleam.

Quarta-feira, 13:

Às 8h, no Auditório Belarmino Lins, 2º Simpósio de Prevenção ao Suicídio, iniciativa da Diretoria de Saúde da Aleam que faz parte da campanha Setembro Amarelo.

Às 8h, no Centro Técnico do poder Legislativo, Programa Conhecendo o Legislativo com a visita dos estudantes da Escola Estadual Francisco das Chagas Albuquerque, iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Quinta-feira, 14:

Às 11, no Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem aos 120 anos de fundação do Arquivo Público do Estado do Amazonas, de autoria do deputado Sabá Reis (PR).

Às 8h, no Centro Técnico do poder Legislativo, Programa Conhecendo o Legislativo com a visita dos estudantes da Escola Estadual Carvalho Leal, iniciativa da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

 Sexta-feira, 15:

Às 9h, no Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial de Entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao General de Divisão Antonio Maxwell de Oliveira Eufrásio, Comandante Logístico do Exército Brasileiro, de autoria do deputado Abdala Fraxe (Podemos).

Às10h, no Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem ao Dia do Administrador, de autoria dos deputados Luiz Castro (Rede) e Adjuto Afonso (PDT).

Às 10h, no Auditório Senador João Bosco, Audiência Pública para discutir a criação do Departamento Aeroviário do Estado do Amazonas, de autoria do deputado Dr. Gomes (PSD).

Fonte: Aleam
Compartilhe!