Expectativa, curiosidade e apreensão são alguns dos sentimentos dos alunos que participam do 13_parlamento-jovem_curso-rs-670x381do Parlamento Jovem 2017. Na manhã desta segunda-feira (15), os jovens deputados foram recebidos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com um café da manhã. Eles chegaram ao Poder Legislativo de diversas localidades do Estado, acompanhados por seus responsáveis.

Entre eles está Ramine de Moraes Tavares, 16 anos, moradora da zona rural do município de Rio Preto da Eva (a 80 km de Manaus). A jovem deputada conta que sua eleição, na condição de suplente, aconteceu entre o final do mês de março e o inicio do mês de abril. “Na preparação para o Parlamento Jovem comecei a pesquisar o que era um Projeto de Lei, buscar alguns exemplos e a formular meu projeto. A expectativa aumentou quando eu soube, há poucos dias, que o titular não poderia comparecer e que eu assumiria seu lugar”, disse.

Ramine veio acompanhada de seu pai, Fabiano Almeida Tavares, 37 anos, que compartilhou como tem sido a experiência. “Vivemos em uma área um pouco mais distante, então, sempre existe um pouco de receio quando vimos a Manaus em relação aos deslocamentos, por exemplo. Mas, em relação a atividade que ela vai desempenhar durante o Parlamento Jovem, tenho certeza que vai desempenhar muito bem”, diz orgulhoso.

Além de Ramine, representante do município de Rio de Preto da Eva, a 10ª edição do Parlamento Jovem ainda com alunos dos municípios de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), Manacapuru (68 km de Manaus) e Iranduba (a 22 km de Manaus), localizados no interior do Estado.

Programação

A programação no primeiro dia de Parlamento Jovem contou, além de momentos de integração entre os participantes, com a apresentação do Programa Parlamento Jovem e palestra sobre Constituição, Fundamentos do Estado Brasileiro e o atual cenário ministrado pelo professor Paulo Roberto.

A 10ª edição do Programa Parlamento Jovem que iniciou nesta segunda-feira, acontece até sexta-feira (26). Nesta terça-feira (16) a programação contará, pela manhã, com café da manhã com a presença do Deputado Luiz Castro, palestras sobre o poder institucional da Aleam e sobre o Poder Legislativo. Já no período da tarde, os alunos deputados participarão de palestra sobre técnica legislativa e procedimentos legislativos.

Fonte: ALEAM
Compartilhe!