Search
Close this search box.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que a autossuficiência em componentes sanguíneos deve ser conseguida quando o número de doações de sangue for de 3 a 5% da população. No Brasil, chega a quase 2% para atender a toda a demanda transfusional. Por isso é tão importante reforçar o papel crucial do doador de sangue enfatizando a campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

Aproveitando a campanha, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), promoveu, na última semana, ação de doação de sangue com a unidade móvel de coleta, conhecida como “Vampirão” que ficou das 8h às 14h, na sede do Poder Legislativo.

A diretoria conseguiu mobilizar 56 pessoas, das quais 40 foram consideradas aptas à doação e de acordo com a diretora de Assistência Social, Karla Stald, a ação foi positiva. “A campanha do Doador Legal teve êxito. Superamos o quantitativo do ano passado e tivemos muita procura por parte dos servidores. Percebemos que a conscientização das pessoas está acontecendo, pois diferente de anos anteriores os servidores já nos procuraram buscando doar e não o contrário”, avaliou.

Para alcançar as pessoas que foram consideradas inaptas, a diretoria fará uma nova ação de doação, desta vez na sede do próprio Hemoam na próxima sexta-feira (16). “Na sexta-feira e ao longo do mês continuaremos levando as pessoas que estão interessadas, porque hoje percebemos o interesse em doar”, explicou.

Oficialização da campanha

Tramita na Aleam, o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 28/2023, com a finalidade de colocar a campanha Doador Legal no calendário oficial do Poder Legislativo Estadual.

A propositura é da deputada Mayra Dias (Avante), que propõe ser inserido no calendário da Casa, entre os dias 7 e 14 de junho, a ação de doação de sangue.

Fonte: ALEAM

Compartilhe!