Buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida para o idoso alagoano, o deputado Pastor João Luiz (PSC) apresentou um projeto de lei que cria o Programa Boa Vista para a Terceira Idade. A iniciativa tem por finalidade o atendimento oftalmológico voltado para essa parcela da sociedade, em conformidade com o que preconiza o Estatuto do Idoso. A matéria tramita nas Comissões Temáticas da Casa, aguardando emissão de parecer.
“Cuidar da visão dos idosos é de suma importância. Essa proposta visa a melhoria da qualidade de vida, por meio da detecção e do tratamento das doenças oftalmológicas e também com o fornecimento de armações e lentes”, observou João Luiz, acrescentando que de acordo com seu Estatuto, o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes a qualquer cidadão, assegurando-lhe as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde.
O Programa Boa Visão para a Terceira idade consiste na avaliação oftalmológica anual e no consequente tratamento de idosos a partir de 60 anos de idade, em atendimentos realizados através de mutirões. O programa atuará mediante convênios com as prefeituras interessadas, cabendo a estas providenciar a contratação dos profissionais habilitados para realizar as avaliações nos idosos, e, em caso de alguma doença detectada, encaminhá-los ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento adequado.
Fonte: ALEAL