aleac-04-02Em sessão realizada nesta sexta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os deputados eleitos e reeleitos para a 15° legislatura do Poder Legislativo tomaram posse. A cerimônia foi presidida pelo deputado Manoel Moraes (PSB). Após encerrada a solenidade, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da casa, com a vitória de Nicolau Júnior (PP) para a presidência.

Na abertura da solenidade, logo após a execução do Hino Acreano, Manoel Moraes convidou os deputados eleitos para fazer o juramento de posse. O texto lido no plenário diz: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Acre.”

Após o rito do juramento, os parlamentares foram chamados nominalmente para confirmar a compromisso com a sociedade acreana. A nova legislatura vai de 1° de fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2022. Dos deputados empossados, 20 são do sexo masculino e 4 do feminino.

Após a cerimônia de posse, o deputado Manoel Moraes suspendeu a cerimônia por dez minutos para que os parlamentares pudessem se preparar para a eleição da nova Mesa Diretora.

Votação

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficou definida da seguinte forma:

Deputado Nicolau Júnior (PP) – presidente; deputado Jenilson Leite (PCdoB) – 1º vice-presidente; deputado Luiz Gonzaga (PSDB) – primeiro-secretário; deputada Antonia Sales (MDB) – segunda-secretária; deputada Maria Antônia (PROS) – 3ª vice-presidente; Jonas Lima – terceiro-secretário e deputado Chico Viga – quinto-secretário.

Em pronunciamento Nicolau Júnior agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio e falou de suas expectativas como novo presidente do Parlamento acreano. “Hoje é um dia memorável, estou muito feliz. Sem dúvidas teremos uma legislatura ativa, bastante atuante e de grandes debates. Trabalharemos juntos para garantir o bem-estar da população”, disse.

O novo presidente disse que, na nova legislatura, a democracia dos debates entre os blocos de situação e oposição vai prevalecer. “Esta casa continuará aberta à população, aos nossos trabalhadores. Daremos todo o suporte para que as comissões funcionem. A união prevalecerá, trabalharemos diariamente para atender os anseios do nosso povo”, enfatizou.

Biografia do novo presidente da Aleac

Nicolau Júnior tem 34 anos, é natural de Cruzeiro do Sul, bacharel em direito e empresário. É casado com Isla Messias e pai de Liz Messias Cândido. Ele foi eleito pela primeira vez no ano de 2013, quando tinha apenas 30 anos e foi o deputado mais jovem da legislatura 2015/2018.

Reeleito com 7.509 votos, quase o dobro do número de votos recebidos em seu primeiro mandato, Nicolau defende que a política deve ser usada como um instrumento para melhorar a vida das pessoas.

No primeiro mandato como deputado estadual, Nicolau foi um dos parlamentares que mais buscou melhorias para as comunidades carentes, em especial as localizadas na região do Juruá. Ele também participou ativamente das Comissões do Poder Legislativo Acreano.

Com um perfil pacificador e boa relação com deputados tanto da base governista, como oposicionista, Nicolau pretende agora, como presidente da Mesa Diretora, unificar ainda mais os trabalhos na casa, primando sempre pelo melhor para os cidadãos acreanos.

Deputados estaduais empossados por partido:

Movimento Democrático Brasileiro – MDB
Antonia Sales
Meire Serafim
Roberto Duarte
Partido Progressista – PP
Gehlen Diniz
José Bestene
Nicolau Júnior
Partido dos Trabalhadores – PT
Daniel Zen
Jonas Lima
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB
Cadmiel Bonfim
Luiz Gonzaga
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Evaldo Magalhães
Jenilson Leite
Partido Democrático Trabalhista – PDT
José Luís – Tchê
Solidariedade – SD
Nenem Almeida
Partido Socialista Brasileiro – PSB
Manoel Moraes
Podemos – Pode
Josenildo Inácio
Partido Trabalhista Brasileiro – PTB
Marcus Cavalcante
Partido Humanista Brasileiro – PHS
Chico Viga
Partido Socialista Liberal – PSL
Whendy Lima
Partido Republicano Brasileiro – PRB
Doutora Juliana
Partido Republicano da Ordem Social – PROS
Maria Antônia
Democratas – DEM
Antônio Pedro
Partido Verde – PV
Fagner Calegário
Partido da República – PR
Wagner Felipe

Fonte: ALEAC
Compartilhe!