Search
Close this search box.
Foto: Olavo Reis

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DIRTIN) da Assembleia Legislativa (Alap) apresentou nesta segunda-feira (13/03) uma nova ferramenta de trabalho da área de gestão de pessoas. O Gabinete Digital é uma plataforma de tecnologia da informação desenvolvida com o objetivo de agilizar e automatizar os processos legislativos e administração da Casa.

Técnicos, assessores das comissões permanentes, secretários parlamentares e chefes de gabinetes participaram do evento, realizado no auditório João Queiroga (piso 1) do edifício administrativo Jarbas Gato da Alap. Na abertura da reunião, o Diretor Legislativo, Antonio Aparecido da Silva, falou sobre a importância da qualificação de todo o processo legislativo, melhorando a comunicação de forma integral e também ambientando as assessorias dos novos parlamentares.

O Diretor de Tecnologia da Informação (TI), Maykon Conrado, responsável pela equipe de desenvolvimento, falou sobre a funcionalidade e características do sistema. “A partir do mês de maio deste ano, o sistema começa a funcionar de forma efetiva na casa. Os gabinetes receberão informações e instruções sobre ele e serão capacitados individualmente até o final de abril. Com isso, toda tramitação, que era feita de forma manual, com gastos de papel, possibilidades de perdas e volumes exorbitantes, estará fora de uso, tornando o processo mais produtivo e ágil”, informou.

De acordo com Maykon, o sistema não trouxe nenhum custo para a Assembleia, já que foi desenvolvido e está sendo implantado pelos próprios servidores da DIRTIN em conjunto com servidores da Diretoria Legislativa. “No período da pandemia e durante a mudança para o novo prédio verificamos a utilização de papel, grandes volumes, que serão eliminados. Isso vai gerar uma economia de mais de 75% com o sistema utilizado”, disse o diretor.

A chefe do departamento de sistemas da Alap, Fernanda Tavares, lembrou ainda que, há cerca de dois anos, todo o processo legislativo já vinha sendo modelado eletronicamente a partir da chegada à Diretoria Legislativa, ou seja, Plenário, Comissões e Procuradoria Legislativa já estavam sistematizados.

Presente no encontro como plateia, o secretário de gabinete da deputada Zeneide Costa, Nilson Gonçalves, que é novato na Assembleia, aprovou a iniciativa, que, segundo ele, assegura mais integração e rapidez no fluxo de informações, permitindo que o andamento dos trâmites sejam mais eficientes, e aproveitou para agradecer o apoio e orientações recebidas.

Fonte: ALAP

Compartilhe!