Search
Close this search box.

ana_adjutoO deputado estadual Adjuto Afonso (PDT/AM) foi eleito na tarde desta sexta-feira, 3 de junho, 1º vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O deputado, que vinha representando o Estado do Amazonas na mesa-diretora como 3º vice-presidente da entidade, teve consenso de todos os presentes para assumir a posição. Dessa forma, a região Norte fica fortalecida, já que a deputada eleita para a nova gestão, Ana Cunha (PSDB), é do Estado do Pará.

Sempre participativo e atuante nas discussões nacionais pela Unale, o deputado Adjuto Afonso destacou algumas prioridades que considera importantes para a nova gestão. “A atual diretoria vai ter o compromisso de acompanhar as matérias inerentes ao parlamento discutidas em âmbito nacional, como por exemplo, a Carta de Sergipe, que acabou de ser concluída na Conferência e será entregue à esfera federal, assim como a PEC 47, que defende uma maior autonomia para os legislativos estaduais”, disse o parlamentar.

O objetivo da PEC 47/2012, é conceder mais liberdade aos legislativos estaduais para trabalhar em prol da sociedade e seus direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitação e contratação, direito agrários, emancipação municipal e outros. Uma das reivindicações da Unale é que a União passe de 21,5% para 31,5% o repasse da parcela dos Estados do Fundo de Participação, e dos municípios de 22,5% para 32,5%.

O deputado Adjuto Afonso encontra-se em Aracaju (SE), desde o dia 1º de junho, onde participou da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que encerrou nesta sexta-feira, à tarde, com a eleição da nova mesa diretora da Unale, entidade que realizou o evento.

Compartilhe!