Search
Close this search box.

prefaVice-presidente de Assuntos Políticos da Secretaria das Mulheres da UNALE, a deputada Maria Helena Sartori (PMDB) do Rio Grande do Sul, liderou pelo segundo ano consecutivo, as ações do Outubro Rosa em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha e na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que atua para chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama e sua principal ação é iluminar de rosa prédios e monumentos por todo o mundo.

Desde o último dia 15 de outubro, mais de 20 prédios públicos e privados de Caxias, como o Centro Administrativo (foto), pontos turísticos, igrejas e hospitais, estão iluminados na cor rosa, para remeter à luta contra o câncer de mama. Ainda nesse período, acontece distribuição de fitas rosa e folders educativos, bem como atividades internas organizadas pelas entidades participantes. A programação seguirá até o dia 31.

Primeira-dama do município, Maria Helena afirma que “desde 2010, todas mulheres acima de 40 anos têm livre acesso aos exames de mamografia em Caxias, seja por meio do SUS ou dos planos de saúde privados”. Ela lembra ainda, que o município registrou queda de 20% no índice de mortalidade por câncer de mama nos últimos anos, através do Vigimama, programa municipal que atua na prevenção da doença. “Nossa maior prevenção é diagnosticar o nódulo o quanto tempo antes”, ressalta.

A capital gaúcha também se incorporou às ações do Outubro Rosa, como a Assembeia Legislativa, que está com seu prédio em Porto Alegre, iluminado na cor rosa desde o dia 1º de outubro.

Fonte: ALRS

Compartilhe!