Ao som do hino nacional, tocado pela artista Bia Marinho, foi dado início na noite de quarta-feira (09), à cerimônia oficial de abertura dos trabalhos da programação da 25ª edição da Conferência Nacional da Unale, que ocorre na Arena Pernambuco, em Recife.

O primeiro a falar foi o presidente da Unale, o deputado estadual Lídio Lopes (MS), “satisfação poder receber todos aqui em Recife, em nome da liberdade e da Democracia, declaro aberta a 25a conferência nacional da Unale”.

Lidio Lopes aproveitou a oportunidade e destacou o trabalho árduo feito pela sua gestão, junto as equipes técnicas da entidade.

“Instalamos os stand Unale pela primeira vez na conferência, a Unale passou a ser uma expositora, com o intuito de apresentar a entidade para os novos parlamentares, além do trabalho feito com as Casas Legislativas, sendo assim a voz do povo”

O vice presidente da Região Nordeste, deputado, Diogo Moraes comentou sobre a importância do maior encontro de parlamentares da América Latina.

“Essa conferência é muito importante, não apenas porque comemoramos o Jubileu de Prata da Conferência da nossa entidade, mas também pelo tema extremamente oportuno neste ano: RUMO AO PARLAMENTO DO FUTURO. Estamos de braços abertos para receber a cada um dos presente à nossa Conferência, fazendo de Pernambuco uma vitrine para as potencialidades de nossa região Nordeste”, concluiu Diogo.

Clovis Benevides representante do governador de Pernambuco destacou a importância do estado como palco do jubileu de prata da Conferência. “Sejam todos bem vindos a Pernambuco, o lugar que tem a cara do parlamento, é um estado democrático e que dar voz ao povo com políticas públicas”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) esteve presente na cerimônia e comentou sobre o papel da Casa Legislativa na atuação do Parlamento Estadual na conferência da Unale.

“É com grande satisfação que a ALEPE cumprimenta a todos os colegas, em nosso tempo à frente do poder legislativo Pernambuco sempre participamos da Conferência, com isso compartilhando experiências, somos vencedores de duas edições do prêmio assembleia cidadã, o que fortalece ainda mais a atuação do parlamento estadual. Desejo que podemos aproveitar os debates dos próximos dias, no rumo ao parlamento do futuro”.

Comenda Unale

Em alusão aos 25 anos da Conferência Nacional da entidade, a comenda Unale foi entregue a deputada Ivana Bastos (BA), deputado Eriberto Medeiros

Finalistas da Assembleia Cidadã

A cerimônia oficial de abertura da 25ª  foi marcada por grandes emoções. Entre elas, a apresentação dos nove finalistas do Assembleia Cidadã — prêmio criado pela Unale, com objetivo de incentivar projetos de destaque do legislativo estadual, nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Confira os projetos finalistas da 3ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã em cada categoria:

Categoria Gestão:

– Implantação da Responsabilidade Social na ALECE (ALECE)

– ALEMS Casa Sustentável (ALEMS)

– Legis Plenário (ALRN)

Categoria Atendimento ao Cidadão

– Ação Empreendedora no Amazonas (ALEAM)

– Implantação de Ações de Saúde Mental na ALECE (ALECE)

– Aplicativo Agora é Lei (ALPR)

Categoria Projetos Especiais:

– Educando pela Cultura (ALEAM)

– Politizar (ALEGO)

– Programa Antonieta de Barros e a Inclusão de Jovens em Vulnerabilidade Socioeconômica no Mercado de Trabalho (ALESC).

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Compartilhe!