whatsapp-image-2018-05-09-at-21-03-421Ao som do hino nacional, tocado pelo artista Pepeu Gonçalves, foi dado início na noite desta quarta-feira (09), à cerimônia oficial de abertura dos trabalhos da programação da 22ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE).

Abrindo os discursos, o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), destacou os temas de grande relevância nacional que serão debatidos ao longo dos próximos dois dias e deu boas-vindas a todos que se fizeram presentes para este debate sobre “Os desafios de um novo Brasil“.

O presidente da Comissão Organizadora, deputado Ciro Simoni (PDT-RS), disse que “os debates que serão promovidos aqui em Gramado, vão proporcionar aos participantes a oportunidade de acompanhar discussões de muito conhecimento e as estratégias e perspectivas que poderão ser traçadas para o desenvolvimento do país, sempre em busca de um Brasil melhor”.

“Gratidão e reconhecimento é o sentimento que temos perante a abertura desta edição da Conferência Nacional da Unale, com cerca de 900 participantes presentes na cerimônia. O país necessita de mudanças significativas em diversas áreas, como saúde, segurança e educação e esse debate entre parlamentares do mundo todo será realizado com fé, determinação e confiança”, ressaltou Nunes.

Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Marlon Santos (PDT-RS), falou que o empenho do parlamentar estadual em buscar soluções para a qualidade de vida da comunidade é primordial e não é realizado ao acaso. “Por estarmos mais próximos da população, sabemos e batalhamos pelos seus anseios e aqui, as mais diversas personalidades brasileiras vão discutir temas da transformação do Brasil”, destacou.

José Ivo Sartori, governador do estado do Rio Grande do Sul, disse que é necessário extrema sensibilidade com os apelos dos brasileiros neste momento. “A voz silenciosa da sociedade precisa ser ouvida para que o processo de mudança do país tenha sucesso. Vamos fazer o que tiver que ser feito satisfazer todas as demandas brasileiras”.

Os principais assuntos debatidos nesta edição, são: gestão e controle dos gastos públicos, governança, panorama político nacional, democracia nas mídias sociais, fake news, eleições 2018, paradiplomacia, novas regras eleitorais, eleições 2018 e os participantes poderão contar ainda com painéis sobre saúde e juventude.

Comenda Unalewhatsapp-image-2018-05-09-at-21-03-42

Na oportunidade, também foi entregue uma homenagem pela dedicação da parceria e dos serviços prestados à entidade ao ex-presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), ao prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, ao presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado Marlon Santos (PDT-RS) e ao governador do estado, José Ivo Sartori.

Korvatunturi

Neste ano, os participantes da Conferência puderam apreciar um grande espetáculo regional, intitulado, Korvatunturi: “Praticar o bem é ser muito mais feliz”, que está na 10ª edição, promovido desde 2012 em Gramado. A apresentação relata a história de um povoado antigo que vive no pé de uma árvore mágica, em uma terra distante.

Refletindo sobre o resgate do mundo humano através dos verdadeiros valores da vida, o show – composto por música, teatro, dança, variedade de cenários e muito mais – já atingiu um público de quase 500 mil espectadores.

Há 5 anos em cartaz e quatro vezes premiado com o Certificado de Excelência do TripAdvisor, o espetáculo Korvatunturi proporcionou uma rica experiência cultural aos participantes do evento.

Camila Ferreira/ Ascom Unale

Compartilhe!