whatsapp-image-2019-11-20-at-13-52-01-300x200As regras de organização e etiqueta que fazem parte do cotidiano nos três poderes ganhou uma atenção especial, na manhã desta quarta-feira (20), durante a reunião da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), realizada no Hotel Sotero, em Salvador, como parte da programação da 23ª Conferência Nacional da UNALE. O evento contou com as presenças de profissionais de diferentes estados, que puderam assistir palestras e acompanhar a escolha da nova diretoria da ABCLE.

De acordo com presidente associação, Francklin Santos, que deixará a função, os encontros anuais são momentos ideais para o intercâmbio de informações. Segundo Francklin, o aprendizado é fundamental para a melhoria do serviço nos eventos.

“Os chefes dos cerimoniais das assembleias legislativas têm a oportunidade de compartilhar os desafios e soluções no âmbito da atividade. Além disso, os cerimonialistas podem aprender novidades que contribuem para evitar o cometimento das gafes”, ressaltou.

Conforme enfatizou Francklin  durante a palestra, semanalmente os cerimonialistas se deparam com diferentes eventos e públicos, o que exige o seguimento de regras de condutas já estabelecidas, além de bom senso na tomada de decisões no que tange a organização. Para Karine Almeida, cerimonialista na Assembleia Legislativa de Roraima, as lições transmitidas no encontro são facilitadoras na atividade prática.

 “Contribui muito para o nosso crescimento participar desses debates. Nós aprendemos mais para na prática aperfeiçoar o nosso trabalho”, disse.

Além dos cerimonialistas, participaram da reunião o  presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), a deputada Leda Borges (PSDB-GO) e a Presidente da Associação Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Ivone Almeida, que palestrou sobre as normas de comunicação oficial no cerimonial.

Na oportunidade, Lissauer enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelos cerimonialista, e aproveitou para elogiar o desempenho dos profissionais que atuam no parlamento o qual preside.  “São profissionais importantes para as casas legislativas, para todos os poderes. Na Assembleia Legislativa de Goiás, por exemplo temos pessoas altamente qualificadas que acabam nos ensinando todos os dias algo novo. Eles colocam as coisas nos devidos lugares e são decisivos para a melhor organização do parlamento”, finalizou.

Leonardo Martins / Ascom ALBA
Compartilhe!