Os debates eleitorais são espaços-chaves das campanhas eleitorais brasileiras, sendo realizados por diferentes meios de comunicação como emissoras de televisão, rádio ou veículos na internet. Como a propaganda eleitoral, o debate é uma das maiores vitrines de divulgação de propostas disponíveis em uma campanha.

Em outras palavras, o debate eleitoral serve para expor as ideias de cada candidato ao público para que este decida, supostamente melhor informado, qual opção lhe parece mais adequada.

A Lei nº 9.504/97 estabelece condições para a realização de debates na programação normal das emissoras de rádio ou de televisão durante o período eleitoral, visando preservar o princípio da igualdade entre os candidatos.

A importância do debate na política

Os debates eleitorais possuem muita relevância para a população, uma vez que tendem a dar alguma noção das pessoas que estão na disputa eleitoral.

Quando debates são transmitidos para um grande público, é uma oportunidade também para os candidatos divulgarem suas propostas. Nesse contexto, os debates televisionados ou transmitidos pela internet no formato de vídeo, tornam-se uma oportunidade de exposição.

Mas, o debate eleitoral não é bom apenas para os candidatos. Por serem espaços de confronto de ideias, o eleitor tem uma grande oportunidade de comparar os posicionamentos dos candidatos e alcançar conclusões mais claras a respeito deles.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale
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