A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) criou oficialmente o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz, o ConPaz. A aprovação do projeto de resolução de autoria do deputado Péricles de Mello (PT) que institui o ConPaz, no estado, foi publicada no Diário Oficial da Assembleia no último dia 16 de agosto. A implantação do Conselho antecede as comemorações pelo Dia Mundial da Paz, comemorado nesta sexta-feira (21).
De acordo com Péricles, o projeto foi construído com base no movimento criado pela Unesco, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao declarar o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. “Com o ConPaz, podemos seguir as linhas definidas pela Unesco para promover a Cultura de Paz no Paraná, relacionadas à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos, baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento. Uma cultura que respeita os direitos individuais e que procure resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, para tonar a violência inviável”, define o deputado.
Péricles reforça ainda que o objetivo do projeto é justamente contribuir com a promoção de políticas públicas para incentivar a convivência em harmonia em um mundo cada vez mais diverso, de culturas, tradições e costumes distintos.
O Conselho será formado por deputados estaduais, representantes de entidades religiosas, de conselhos estaduais, do Poder Executivo e sindicatos patronais e de trabalhadores. A secretaria do ConPaz ficará sob a responsabilidade do presidente da Comissão de Cultura da Assembleia e contará com a gestão de uma coordenação executiva, eleita pelos membros Conselho. “O tema é mais do que atual e deve ser debatido com todos os setores da sociedade, nas escolas, com os jovens e principalmente entre nossos governantes”, conclui Péricles.
Fonte: ALEP