Pular para o conteúdo

Secretaria de Juventude discute políticas públicas para os jovens

32781432414_ed70a6b447_oA Secretaria de Juventude da Unale realizou na manhã desta sexta-feira, 24, em Vitória/ES, o II Seminário da Juventude com o tema “Juventude e Políticas Públicas”. O evento contou com palestras ministradas por representantes que lutam em prol da juventude, como o presidente executivo da Brasil Júnior, Andrei Golfeto, o mais jovem deputado a presidir uma Casa Legislativa Brasileira, deputado Érick Musso (PMDB-ES), a vereadora mineira, Áurea Carolina (PSOL-MG), o presidente do Conselho de Juventude da Serra, Ivo Lopes, e o deputado brasiliense, Rodrigo Delmasso (Podemos-DF).

O Seminário teve como foco principal o debate sobre a criação de políticas públicas voltadas para a juventude, de maneira que seja cada vez mais firme a presença do jovem no meio político, onde ele não só participa como expectador, mas também atua como fonte geradora de proposições que visem à melhoria de todos os segmentos do cenário brasileiro.

O presidente da pasta, deputado Georgeo Passos (PTC-SE), acredita que é fundamental a realização de eventos que trazem à tona a discussão em torno da juventude na política. Para ele, “esta é a melhor maneira de promover o diálogo com o jovem, mostrando para a juventude o seu poder de atuação para mudar o futuro do país através ações que podem ser realizadas no presente”.33240017430_cb2b48393d_o

Durante o encontro, foram tratados temas que envolvem a inserção do jovem na política, como empreendedorismo, trabalho, política para juventude e motivação. A parlamentar, Áurea Carolina, destacou que a política faz parte do cotidiano de todos de forma direta ou indireta, e que a participação do jovem e das minorias é fundamental para torná-la mais inclusiva e representativa. “Nós precisamos de mais mulheres, mais jovens, mais negros e indígenas atuando na política e ocupando espaços de poder para que a democracia seja real no nosso país”, defendeu.

Na ocasião, ainda foi ressaltado o avanço na participação do jovem na política através dos órgãos que atuam por meio de programas de políticas públicas promovidas pelo Estado Federativo, como o Conselho Nacional da Juventude e a Secretaria Nacional da Juventude, além dos órgãos estaduais, que, entre outros, atuam com diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude.

O encerramento do seminário foi marcado pelo debate entre parlamentares e estudantes presentes, que esclareceram dúvidas sobre a política e sugeriram projetos que incentivam a atuação do jovem na democracia nacional. Por conseguinte, os presentes ainda puderam desfrutar da divertida palestra motivacional de Rossini Macedo, com o tema: “O sorriso é a fonte da vitória”.

Camila Ferreira / Ascom Unale
Compartilhar
Notícias Relacionadas