jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

Comitiva da Unale conhece potencial agrícola e cultural de Aksu, em Xinjiang

Foto Márcio Ferreira

A comitiva de deputados da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou, nesta semana, uma intensa agenda de atividades na cidade de Aksu, na província de Xinjiang, China. Durante dois dias, os parlamentares conheceram a força da produção agrícola local e tiveram contato com a rica herança cultural da região.

Os deputados visitaram o Centro de Transação de Produtos Agrícolas de Xinjiang, considerado o maior mercado do sul da província, com capacidade anual de produção de 100 mil toneladas, processamento de 150 mil toneladas e transação de mais de 700 mil toneladas. Também estiveram no Xinjiang Zhenjiang Fructicola, projeto-chave de conversão industrial e assistencial, dedicado ao processamento intensivo de frutas como nozes e uvas, com forte capacidade de exportação.

Outro ponto da agenda foi a visita ao campo de algodão da aldeia de Kumuoyila, no condado de Awat, a 16 quilômetros do centro urbano. A região é reconhecida como base nacional de produção de algodão de alta qualidade e conhecida como a “cidade do algodão da China”.

Além das visitas técnicas, os parlamentares conheceram a aldeia de Dolan, localizada na antiga Rota da Seda, no condado de Awat, onde tiveram contato com tradições culturais preservadas ao longo dos séculos. A aldeia é considerada um microcosmo da cultura Dolan.

A região de Aksu também impressiona pelo processo de transformação ambiental. Antiga área desértica, Xinjiang tem se beneficiado de políticas nacionais de reflorestamento e combate à desertificação, como o projeto “Grande Muralha Verde”, que desenvolve técnicas inovadoras de plantio para frear a expansão do deserto de Taklamakan.

A deputada Tia Ju, presidente da Unale, a destacou a relevância da missão:

“É um privilégio poder acompanhar de perto como a China vem transformando desafios ambientais e agrícolas em oportunidades de desenvolvimento. Essa experiência reforça o quanto podemos aprender com a inovação e a resiliência do povo chinês.”

O deputado Sérgio Aguiar, tesoureiro da Unale, ressaltou as lições para o seu estado, o Ceará:

“Aqui percebemos que é possível conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização cultural. Essa é uma mensagem poderosa que levaremos para fortalecer políticas públicas no nosso estado e no Brasil.”

Já o deputado Luciano Pimentel, secretário da Unale, enfatizou o intercâmbio entre realidades produtivas:

“Observar a produção agrícola de Xinjiang e compará-la com a do meu estado nos mostra a importância da troca de experiências. Esse diálogo entre culturas e práticas produtivas enriquece tanto a China quanto o Brasil.”

A delegação de parlamentares da Unale está na China para participar do 2025 Legislators Forum for Friend Exchanges na China, realizado a convite da Chinese People’s Association for Friendship with Foreign Countries (CPAFFC).Foto Márcio Ferreira

Por Márcio Ferreira/ Assessoria Parlamentar

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win