Evento reuniu lideranças de movimentos sociais e parlamentares em prol da melhoria da mobilidade urbana
Nos dias 21 e 22 de agosto, a Unale, em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou o II Seminário Internacional sobre Mobilidade Urbana, com a proposta de debater o assunto “Sistema sob trilhos, Eletrificação e Descarbonização”. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Casa Legislativa e da Comissão das Cidades da entidade.
A programação incluiu debates sobre expansão do metrô, eletrificação da frota e estratégias de descarbonização, com a participação de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. A mesa do seminário trouxe explicações didáticas sobre o “direito à cidade”, conceito que pode parecer abstrato e que está intimamente ligado ao direito à mobilidade.
O presidente da Comissão das Cidades da Unale, deputado Max Maciel (DF), ressaltou a importância da mobilidade para a justiça social e ambiental. “O Distrito Federal já sente os efeitos das mudanças climáticas, com ondas de calor e alterações nas chuvas. Precisamos investir em soluções que priorizem o transporte coletivo sustentável. A população não pode continuar sendo penalizada com sistemas ineficientes, poluentes e excludentes”, afirmou.
Os seminários de mobilidade da CLDF em parceria com a Unale têm se tornado um espaço para impulsionar políticas públicas, ainda estiveram presentes no evento representantes de movimentos sociais que defendem a implantação de um plano de transporte público mais sustentável e lideranças de municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).
Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale



