Pular para o conteúdo

Junho Vermelho: Doar sangue salva vidas

Durante todo o mês de junho, a Unale chama atenção para a doação de sangue, que é uma ação solidária realizada de forma rápida e segura. Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Doar sangue é um ato voluntário, não remunerado e extremamente seguro, podendo ser feito por pessoas entre 16 e 69 anos, por meio de uma série de etapas, começando com o cadastro, passando por uma triagem clínica, até chegar em uma entrevista individual e sigilosa, para a coleta de informações sobre possíveis riscos de contaminação.

Para ser um doador de sangue, é preciso apresentar boa saúde e pesar mais de 50 quilos. As doações podem ser feitas em um intervalo de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens, sem distinção.

Importância de doar sangue

A doação é um ato altruísta e de solidariedade, que salva vidas. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas