Pular para o conteúdo

ALMG: Audiência pública debate os desafios e direitos dos autistas

Abril Azul - mês de conscientização sobre o autismo
Foto: Daniel Protzner

Mês de conscientização sobre o tema terá também iluminação especial em azul na sede do Legislativo mineiro.

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública e instala iluminação especial alusiva ao tema. Entre os dias 1º e 14 de abril, o Palácio da Inconfidência será iluminado de azul para dar visibilidade a essa causa.

Já o debate na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social abordará a construção e a vivência familiar e os desafios diários enfrentados para assegurar direitos, assistência social e acolhimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A reunião será nesta quinta-feira (30/3/23), às 15 horas, no Auditório do andar SE.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a síndrome de Down, o autista geralmente não possui características que podem ser identificadas pelo olhar.

Pessoas dentro do TEA podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Esses transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Estima-se que o Brasil tenha dois milhões de autistas, embora faltem estatísticas mais precisas sobre essa população. No mundo, a estimativa é de que uma em cada 160 crianças tenha algum grau do transtorno.

Para a deputada Nayara Rocha (PP), que solicitou a audiência na Comissão do Trabalho, a conscientização sobre o autismo é fundamental para combater o estigma e a discriminação que muitas pessoas com esse transtorno enfrentam em suas vidas diárias.

“Muitas vezes, indivíduos com autismo são mal compreendidos pela sociedade e podem enfrentar barreiras no acesso à educação, emprego e serviços de saúde”. Dep. Nayara Rocha

O debate sobre o tema, ainda segundo a parlamentar, pode esclarecer dúvidas e ajudar a promover políticas públicas que atendam às necessidades específicas dos indivíduos com TEA.

Abril azul ilumina o Palácio da Inconfidência

A outra ação que marca o Mês de Conscientização sobre o Autismo é a iluminação especial em azul na sede da ALMG. O objetivo, mais uma vez, é dar visibilidade às causa das pessoas com TEA e de seus familiares. O requerimento é do deputado Dr. Maurício (Novo), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo. Monumentos pelo Brasil e em todo o mundo são iluminados com a cor usada para representar o espectro. Diversas campanhas também expõem conceitos básicos sobre o transtorno e dicas para se evitar o preconceito no dia a dia.

A data já é consolidada na Assembleia de Minas, com um histórico de atividades que envolvem, desde a iluminação especial até audiências de comissões, passando, ainda, por ações de comunicação institucional.

O Abril Azul integra o programa “Laços da Consciência” da ALMG. Ele reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros, em especial causas relacionadas à saúde, associando causas a meses e cores e à iluminação do Palácio da Inconfidência.

Fonte: ALMG

Compartilhar
Notícias Relacionadas