Pular para o conteúdo

Copa faz debate sobre o desenvolvimento sustentável e saúde

Ampliar os investimentos em pesquisa é um dos desafios do Brasil para enfrentar as necessidades do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas. Foi o que transmitiu o presidente da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, ao plenário da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da 12ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (COPA). Logo após a palestra de Klein, o médico e deputado catarinense, Volnei Morastoni abordou o adequado enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis. O encontro termina nesta quarta-feira (16), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com a discussão do tema “Os desafios das Américas para o desenvolvimento sustentável”.

odacir_capaOdacir Klein fez sua exposição sob a mediação do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) destacando a necessidade de a produção brasileira de alimentos aumentar 70% para atender a demanda na próxima década. Para ele, esse é um dos desafios enfrentados para garantir o desenvolvimento sustentável, levando-se em conta o crescimento da população nas áreas urbanas. A expansão demográfica é de 80 milhões de pessoas/ano no mundo, o equivalente a 40% da população brasileira.

Com o limite da área agricultável no país, há necessidade de se incrementar a produtividade das lavouras, o que carece do desenvolvimento de novas sementes capazes de garantir maior rendimento por hectare cultivado. Outro consumo crescente é o de energia, o que demanda pesquisas constantes para se atender às necessidades humanas.

“A população urbana crescem à taxa média de 9 mil pessoas por hora nas grandes cidades” – destacou Klein, acrescentando que 80% do combustível utilizado nos grandes centros têm como principais fontes o óleo diesel e a gasolina, que, somados, respondem por 79% da demanda.
O presidente da Ubrabio defendeu, ainda, o uso de biodiesel para suprir a demanda crescente por combustíveis no Brasil, sendo mais um desafio na  gestão dos recursos energéticos, sob a perspectiva de maior proteção do meio ambiente.
Já o senador Randolfe Rodrigues disse que o Brasil dispõe de fontes alternativas de energia capaz de garantir o crescimento econômico sem causar prejuízos ambientais. Para ele, o governo vem errando em insistir na abertura de estradas na Amazônia, ao passo que deveria canalizar os investimentos na infraestrutura do transporte fluvial na região.

copa 01 9capaVolnei Morastoni destaca ações para saúde nas Américas

Logo após a palestra de Klein, o médico e deputado catarinense, Volnei Morastoni abordou o adequado enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e obesidade, problemas comuns em todos os países representados no encontro. “Os parlamentares aqui reunidos podem negociar com as indústrias de alimentos dos seus países a redução do sal nos alimentos, tal qual o Brasil está fazendo por meio do Ministério da Saúde. Podem incentivar a população a sair da vida sedentária, que também é um dos fatos de risco à saúde. Atividade física regular é essencial para manutenção de uma boa saúde e os governos precisam proporcionar mecanismos, praças, calçadas para que a população se sinta motivada à pratica de exercícios físicos regulares e precisa também incentivar o consumo de alimentos saudáveis”, enfatiza.

Compartilhar
Notícias Relacionadas