Pular para o conteúdo

ALEAP: Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa aposta na valorização da vida para combater o suicídio

02-6Valorização da vida como mecanismo para superar a ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas é o ponto de partida do trabalho desenvolvido pela equipe da Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa, coordenada pela enfermeira Ivone Miranda, no combate ao suicídio. O tema está sendo levado à universidades, faculdades e escolas da capital, e conta com a participação de professores e coordenadores de cursos de enfermagem e psicologia.

?O nosso trabalho não se resume apenas dentro do Legislativo, nós queremos levar a sociedade essas ações para todos possam ter um olhar diferente em relação ao próximo, ter condições de conhecer o comportamento de cada um e saber se aquela pessoa necessita de ajuda, porque muitas vezes, as pessoas aparentam estar felizes e logo em seguida recebemos a notícia que ela cometeu suicídio?, disse Ivone Miranda.

Acompanhada de Denise Santos, Vanessa Carvalho e Adalto Amorim, técnicos da Divisão em Saúde, Ivone Miranda iniciou a peregrinação pelas instituições de ensino na semana passada.

Além de passar conhecimento, os profissionais da Assembleia contam ainda com apoio de psicólogos e professores para alcançar um público ainda maior. ?A Assembleia está presente e estamos visitando todas as faculdades, universidades e colégios para formar multiplicadores e ao mesmo tempo para que participem do nosso grande evento em valorização da vida: Sinal Verde para a Vida?, ressaltou.

Savio Sarquis, coordenador do curso de enfermagem de uma faculdade da capital, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo legislativo e chamou a atenção para a necessidade das pessoas se aproximarem mais. ?Nós temos que prestar atenção nas pessoas, olhar para elas e saber como estão se comportando, isso é fundamental para um trabalho de prevenção?, enfatizou. ?Infelizmente, a tecnologia afastou as pessoas e essa falta de comunicação provoca o afastamento e consequentemente, esse afastamento provoca a ansiedade e depressão; precisamos conversar mais, ficar mais próximos um do outro. Quando você passa a se sentir mais amado, e mais acolhido, você melhor a sua autoestima e quem se sente amado e acolhido não atenta contra a vida?, arremata.

Sinal Verde Para a Vida

O evento organizado pela Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa em parceria com a Escola do Legislativo, acontece no plenário da Casa, no Centro de Convenções Azevedo Picanço, na avenida Fab, no Centro, nos dias 17 e 18 deste mês, a partir das 15h. Serão dois dias de palestras.

Em 2005, O Brasil aparecia na sexagésima quinta posição entre os países que mais cometiam suicídio. Cinco anos depois, saltou para a décima colocação. Hoje, figura entre os oito primeiros que mais cometem suicídio.

Fonte: ALEAP
Compartilhar
Notícias Relacionadas