unataq-15-03A União Nacional dos Taquígrafos – UNATAQ tem como um dos seus principais objetivos fomentar a cooperação profissional e organizacional entre taquígrafos parlamentares e judiciários de todo o País. Há mais de 18 anos, realiza encontros entre os profissionais de registro taquigráfico, sempre visando à integração, ao intercâmbio, à cooperação e ao aperfeiçoamento profissional.

Nesta edição, o tema do XIX Encontro Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária abordará questão sensível a todas as áreas profissionais: a presença cada vez mais frequente da tecnologia digital e da inteligência artificial nas mais diversas atividades humanas, situando essa verdadeira revolução em relação ao registro taquigráfico.

Também contaremos com a presença do Presidente da Federação Ibero Americana de Associações de Taquigrafia – FIAT, que congrega entidades de taquígrafos da Argentina, do Chile, do Uruguai e da Espanha, para discorrer sobre o panorama latino-americano da nossa atividade profissional e a realização do Congresso Internacional da entidade, que ocorrerá no segundo semestre de 2018.

No intuito de fomentar ainda mais a cooperação profissional, o Encontro abrigará o 1º Fórum de Diretores de Taquigrafia, com ênfase na discussão das atividades de gestão e organização administrativa dos serviços de registro.

Na ocasião, será lançado o Prêmio Carlos Benedito, um dos mais ilustres taquígrafos de nossa história, honraria a ser atribuída a profissionais que, de maneira pessoal e profissional, tenham prestado relevantes serviços em prol da taquigrafia brasileira.

Concurso público, ensino e formação de taquígrafos e reforma do estatuto são outros temas sobre os quais os participantes se debruçarão.

Fonte: UNATAQ

Compartilhe!