Data visa mobilizar a sociedade brasileira para lutar contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes
No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, de extrema importância, visa mobilizar a sociedade brasileira para lutar contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, como também lembrar que proteger meninas e meninos da violência sexual é uma responsabilidade de todos.
A data, que foi instituída pela Lei nº 9.970/2000, foi escolhida em memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 1973, foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES). Este crime brutal segue impune até a atualidade, entretanto se tornou um símbolo da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes.
No Brasil, a cada hora, 3 crianças são vítimas de abuso, sendo que aproximadamente 51% delas têm entre 1 e 5 anos. Estima-se que 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente anualmente no país. Contudo, dados indicam que apenas 7,5% desses casos são denunciados às autoridades, sugerindo que o número real de ocorrências é significativamente maior.
A UNALE apoia esta causa!
A UNALE, por meio da Frente Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescentes (FECRIANÇA), se juntou a essa causa com a campanha do Maio Laranja com o slogan “Dê voz a quem não pode gritar!”. A iniciativa tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a relevância do tema e alertar as crianças sobre os perigos e formas de proteção, além de fomentar discussões acerca de políticas públicas de combate ao problema e conscientizar a sociedade sobre a questão.
Ao longo do mês, a entidade realizará ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil durante o Maio Laranja. As iniciativas nas redes sociais incluirão banners, folders e postagens direcionadas à sociedade em geral.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie!
Disque 100.
Por Lorranne Miranda/ Ascom Unale