Vacina contra Covid-19: dose de reforço para profissionais de saúde começa nesta quarta no DF

Foto/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, nesta segunda-feira (4), que a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 em profissionais de saúde começa nesta quarta (6). A medida vale tanto para trabalhadores da rede pública quanto da privada.

Segundo a pasta, os profissionais poderão procurar os imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da rede, conforme a unidade de lotação e região de atuação. Eles devem receber a vacina da Pfizer.

Ainda de acordo com a SES-DF, os locais de vacinação para esse público serão divulgados em breve.

Os profissionais de saúde estiveram entre os primeiros vacinados contra a Covid-19 na capital. A campanha começou pelos servidores da rede pública e, em seguida, se estendeu para aqueles que atuam na rede privada.

Atualmente, a aplicação da dose de reforço já ocorre para idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos graves. Para os mais velhos, não é preciso agendar atendimento, basta comparecer a um posto de vacinação, desde que tenha recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.

Já no caso dos imunossuprimidos, é necessário agendar atendimento, pelo site. Para receber o imunizante nesta etapa, é necessário ter recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias, além de alguma das seguintes comorbidades:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Fonte: G1 Distrito Federal