A UNALE e a ALEMA, por meio da Comissão de Mulher e da Procuradoria da Mulher das instituições, respectivamente, realizam o grande SEMINÁRIO NACIONAL DE LEGISLADORAS: MULHERES NO PODER, no dia 05 de setembro, a partir das 9h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana - Multicenter Sebrae, em São Luís/MA. O evento reunirá parlamentares, especialistas, autoridades e personalidades de renome.

INSCRIÇÕES
ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTES

HOTÉIS OFICIAIS

TRANSPORTE

INFORMAÇÕES GERAIS

Para outras informações

INSCRIÇÃO

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTES

HOTÉIS OFICIAIS

TRANSPORTE

INFORMAÇÕES GERAIS

Para outras informações

palestrantes

Claudia Valeria Bastos

Maria Claudia Bucchianeri

Edilene Lôbo

Deputada Daniella

Deputada Tia Ju

Deputada Edna Auzier

Roseana Sarney

Anna Graziella Santana Neiva Costa

© 2023 - UNALE - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Todos os direitos reservados.

Claudia Valeria Bastos Fernandes Marques

Juíza Federal no Rio de Janeiro, desde 1998, é presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região e coordenadora do Núcleo de Conciliação do TRF2 da Baixada Fluminense.

Atua como professora da Escola da Magistratura da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro, é professora e coordenadora de estágio da Faculdade de Direito da Universidade Iguaçu (UNIG) e professora associada da Fundação Getúlio Vargas In Company (FGV).

Foi juíza do trabalho e advogada da Petrobras e do Banco do Brasil. Doutoranda em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires (UBA), pós-graduada em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA), pós-graduada em Responsabilidade Civil, pela Universidade Estacio de Sá.

É embaixadora da APAE do Rio de Janeiro.

Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro

Advogada, mestre em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (IBCCrim).

Exerceu, no biênio de 2021/2023, os cargos de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral e coordenadora institucional da Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal Superior Eleitoral.

2ª mulher, pela classe dos juristas, a integrar a Corte e 1ª mulher jurista a ser designada Juíza da Propaganda em eleições Presidenciais. Já atuou como assessora-chefe da Presidência do TSE e é fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Atua como professora de pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral e, atualmente, é presidente do Instituto de Direito Eleitoral do Distrito Federal (IDEDF).

Edilene Lôbo

Advogada. Ministra Substituta do TSE. Doutora em Direito Processual Civil pela PUC-MINAS, com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha e na Faculdade de Direito de Vitória. Mestra em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Processo Penal pela Universidad Castilla La Mancha – ESPANHA.

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna-MG. Professora de Processo Eleitoral na Pós Graduação da PUC-MINAS.

Professora Convidada da Universidade Sorbonne-Nouvelle - Paris 3. Palestrante em temas voltados à ampliação e proteção dos espaços de participação política da mulher negra e outros grupos minorizados, assim como sobre o impacto da revolução tecnológica na democracia. Membra da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Membra da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB- MG. Membra Fundadora do Observatório Mundo em Rede CYBERLEVIATHAN. Autora de livros e artigos jurídicos.

Deputada Daniella

Natural de Presidente Dutra, é nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e Saúde pública. Foi Coordenadora do Departamento de Nutrição e Dietética do Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (O Socorrão), também atuou como nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Tuntum e, posteriormente, assumiu uma das gerências da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2015, Daniella assume a Direção-geral do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.

Eleita deputada estadual em 2018 com mais de 40 mil votos e reeleita em 2022 com mais de 47 mil votos, Daniella é autora de projetos de lei sancionados, que estão em vigor no Maranhão, em benefício das mulheres.

Deputada Tia Ju

Jucelia Oliveira Freitas, a Tia Ju, é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Direito da Infância e da Juventude, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ).

Está em seu 3º mandato como deputada estadual pelo partido Republicanos e integra a Mesa Diretora da Alerj como 2ª vice-presidente.

É presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância, Vice-presidente da região Sudeste da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) e foi secretária de Assistência Social e Direitos Humanos pelo município do Rio de Janeiro.

Exerceu entre 2022 e 2024 o cargo de Secretária Nacional do movimento Mulheres Republicanas.

Deputada Edna Auzier

Formada em Comunicação e Marketing pela Universidade Estácio de Sá e Secretariado Executivo Bilíngue pelo Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP.

Atualmente é deputada estadual e compõe as referidas comissões na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá:

• Procuradora Especial da Procuradoria da Mulher;
• Vice-coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância;
• Frente Parlamentar Evangélica e da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial;
• Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado - CRE;
• Membro das Comissões de Turismo - CTUR, de Constituição, Justiça Redação e Cidadania – CCJ.

E ocupa o assento de 1ª secretária da mesa da Casa de Leis.

Além desta composição, a parlamentar também é a primeira mulher a presidir o Parlamento Amazônico (colegiado criado para discutir assuntos relevantes aos estados que compõe a Amazônia Legal).

Roseana Sarney

Socióloga, graduou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Foi a primeira mulher eleita governadora do Maranhão, onde se manteve por quatro mandatos, sendo dois consecutivos. Tornou-se então a primeira mulher a se reeleger ao cargo. Também foi deputada federal e senadora pelo Estado.

Foi agraciada com diversas comendas, sendo elas do Ministério do Exército, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, de Instituições Governamentais de Portugal e com a Medalha do Bicentenário de Gonçalves Dias pela Academia Maranhense de Letras.

Anna Graziella Santana Neiva Costa

Advogada, sócia fundadora do Anna Graziella Neiva advocacia, ex-juíza do TRE/MA, na vaga de jurista, Ouvidora da Mulher no TRE/MA, presidente da Comissão TRE Mulheres e da Comissão de Combate ao Assédio no TRE/MA, especialista em Ciência Jurídico-Política, Eleitoral e Direito Constitucional, MBA em Direito Tributário, Mestranda em Ciências Jurídico-Políticas.

Membro da ABRADEP, COPEJE, IAB, ABRACRIM, ANACRIM.