DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. CELISE LAVIOLA (MG)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. ALESSANDRA CAMPELO (AM)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. LIZIANE BAYER (RS)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. AUGUSTA BRITO (CE)
Secretária DEP. TELMA RUFINO (DF)

 

A Secretaria de Mulher é o órgão de congregação das legisladoras estaduais e tem a função de debater assuntos de interesse da mulher, da família, além de outros relacionados à pasta. Tem como objetivo, fortalecer o trabalho desenvolvido pelas parlamentares e defender os direitos e as melhorias da qualidade de vida das mulheres.

A Secretaria procura ainda, desenvolver ações afirmativas no combate à violência contra a mulher e dar apoio a políticas públicas que garantam mais oportunidades, igualdade, inclusão, direitos e participação feminina nos espaços de poder. Entre as temáticas específicas, a secretaria desenvolve seminários, reuniões e encontros para debater a saúde e a reprodução feminina; a inclusão social de mulheres indígenas, do campo, ribeirinhas e quilombolas; o planejamento familiar e profissional, entre outras.

 

DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. SEVERO EULALIO (PI)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. GEORGEO PASSOS (SE)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. DIRCEU TEN CATEN (PA)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. GILVAN BARROS (AL)
Secretário DEP. CARLOS ANTÔNIO (GO)

Ser um espaço de debate de temas específicos relacionados à juventude brasileira e promover uma aproximação com o público jovem é o principal objetivo da Secretaria de Juventude da Unale. Com o incentivo à participação dos deputados e o intercâmbio com as Casas Legislativas, a pasta busca desenvolver a temática através da contribuição, sugestões e propostas que aumentem a participação política e criem um cenário melhor e mais participativo para a população.

Entre os eixos de atuação da secretaria, criada em 2008, estão: o empoderamento político, a profissionalização, a educação sexual, a inclusão sociocultural, e a educação da juventude brasileira. As discussões têm o intuito de implementar e fomentar o desenvolvimento e a integração social e cultural dos jovens no país, possibilitando a melhor estruturação para o crescimento da juventude no Brasil dentro dos âmbitos de política e educação.

logo-secretaria-das-cidades

 

DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. MARCELO CABRAL (RR)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. FIRMINO PAULO (PI)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. RANIERY PAULINO (PB)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. ANSELMO DOMINGOS (MG)
Secretário DEP. PROF. RINALDO (MS)

A Secretaria das Cidades foi criada com o intuito de elaborar e apresentar aos demais órgãos da Unale, propostas sobre assuntos de interesse das cidades brasileiras, traçando um histórico das particularidades de cada município com levantamento de dados para fortalecer as ações em defesa dos direitos de cada ente. Também é a representante da Unale junto aos órgãos e entidades federais e estaduais que trabalham com temas vinculados à pasta.

Criada em 2010, a secretaria ocupa uma cadeira no Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades, no segmento do poder estadual. Seu objetivo é debater temas como planejamento e desenvolvimento das cidades, mobilidade urbana, saneamento básico e políticas habitacionais, por meio de reuniões, seminários e demais eventos, com o intuito de manter a pauta atualizada e buscar soluções para as demandas da sociedade.

DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. JESUINO BOABAID (RO)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. RONALDO SANTINI (RS)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. CATARINA PALADINI (RS)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. WELLINGTON LUIS (DF)
Secretário DEP. LEO MORAES (RO)

 

A Secretaria de Segurança é responsável por elaborar estudos, bem como acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse da pasta junto ao Congresso Nacional. Tem como objetivo principal ser o interlocutor natural, em todos as esferas do governo, no que se refere a temas com repercussão nacional em relação à segurança.

Identificar temas de interesses dos estados; acompanhar demandas da sociedade; criar espaço de debate e parcerias com entidades afins e com órgãos federais e estaduais ligados à temática, também são incumbências da Secretaria de Segurança. Para alcançar esses objetivos, a pasta promove e participa de conferências, seminários e reuniões, com o intuito de discutir e propor melhorias para o setor.

DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. FABÍOLA MANSUR (BA)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. RAIMUNDINHO DA SAUDE (AC)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. AURELINA MEDEIROS (RR)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. NEIDSON SOARES (RO)
Secretária DEP. GORETTI REIS (SE)

 

A Secretaria de Saúde tem por objetivo promover a interlocução de temas de repercussão nacional, relacionados à pasta, os quais buscam identificar e promover ações afirmativas junto ao combate de doenças e definir propostas sobre questões que necessitam de aprofundamento na área. Também age para a integração dos estados através do diálogo promovido nos debates de temas específicos junto ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal.

Com a promoção de seminários e discussões, a Secretaria de Saúde prima sempre pelo aperfeiçoamento das ações que visam garantir o direito à saúde previsto constitucionalmente. Tem como principais bandeiras a mobilização a favor da melhora no Sistema Único de Saúde (SUS); o monitoramento das leis pertinentes ao setor; a disseminação de informações, produção e difusão do conhecimento das leis aprovadas no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos Estados, garantindo à população oportunidade, inclusão e direitos.

DIRETORIA 2017/2018

Presidente DEP. WELLINGTON DO CURSO (MA)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. LENIR RODRIGUES (RR)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. EVANGELISTA SIQUEIRA (RR)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. GUSTAVO FERNANDES (RN)
Secretário DEP. WASNY DE ROURE (DF)

 

Criada em 2015, a Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia é responsável por administrar e propor o debate de temas relacionados à educação e ao desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia, no âmbito estadual. Além de atuar como interlocutor de temas de interesse dos estados junto ao Congresso Nacional e o Executivo Federal.

Entre as propostas da secretaria estão o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas em áreas como energias alternativas e renováveis, TV digital, nanotecnologia e biodiversidade. Também objetiva a participação em fóruns nacionais e internacionais, realização de seminários e reuniões para debater temas específicos, monitorar o andamento de projetos e assuntos de interesse no Congresso e criar espaço de debate nas comissões.

logo-agricultura

DIRETORIA 2017/2018

Secretaria Especial de Agricultura NOME PARLAMENTAR
Presidente DEP.   OLYNTHO NETO (TO)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP.  PEDRO LUPION (PR)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP.  NATALINO LÁZARE  (SC)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. ELTON WEBER (RS)
Secretário DEP. MÁRCIO FERNANDES (MS)

 

Criada na 1ª reunião de Diretoria gestão 2017/2018, em 03 de julho de 2017, sob a Presidência do Deputado Luciano Nunes, a Secretaria Especial de Agricultura é responsável por elaborar e apresentar aos demais órgãos da Unale propostas sobre assuntos de interesses da agricultura brasileira.

Também será responsável por propor atividades, que incentivem o desenvolvimento de políticas públicas na área da agricultura, participar de fóruns nacionais e realizar seminários e reuniões para debater temas específicos