whatsapp-image-2017-12-04-at-23-53-421

Em missão ao Brasil organizada pela Unale, a comitiva chinesa de representantes da CIFCA- Associação das Cidades-Irmãs da China, desembarcou em Manaus na noite de sábado (2), para cumprir agenda de prospecção de acordos entre cidades chinesas e amazonenses.

A convite do ex-presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), a delegação cumpriu uma série de reuniões e visitas, no qual puderam conhecer o potencial turístico, cultural e comercial do estado do Amazonas e da cidade de Manaus.

O presidente da entidade, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), acompanhou a comitiva em reunião com o governador do estado, Amazonino Mendes (PDT), na segunda-feira (4). O grupo esteve ainda com o presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (PSD) e o deputado Sabá Reis (PR). O encontro tem o objetivo de aproximar e fortalecer  as relações entre a entidade e as Casas Legislativas de todo o Brasil, uma das metas de sua gestão.

A delegação chinesa, composta pelo secretário-geral da CIFCA, e pelas assessoras da entidade, Qing Boming e Liu Yan e Zhang Min, permanece no estado até esta quarta-feira (6).

O anfitrião da comitiva, deputado Adjuto, ressaltou a importância desta visita ao estado. “Hoje somos o maior importador de produtos chineses do Brasil, mas precisamos exportar mais também. Essa visita vai possibilitar a ampliação desse comércio com a China e a venda dos nosso produtos”, comentou.whatsapp-image-2017-12-04-at-23-53-39

Qing Boming se diz muito satisfeito com o que viu no estado. “Existe um enorme potencial turístico, cultural e de negócios que pode ser amplamente explorado entre o estado do Amazonas e a China, e vamos fazer a interlocução para que sejam fechados esses acordos”, explicou.

A CIFCA mantém relações de cooperação com a Unale desde 2012 e tem intensificado essa relação desde a assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas entidades, em 2014.

Juliana Freitas / Ascom Unale