A ação “Doe Lenços”, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), contará com o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Um ponto de arrecadação será disponibilizado no hall de entrada do Edifício João Negromonte Filho (Anexo II), na Rua da União (centro do Recife), entre os dias 16 e 27 de outubro. Os lenços doados na Alepe serão entregues ao Hospital de Câncer de Pernambuco nos últimos dois dias deste mês.

“É importante o engajamento do Parlamento Estadual em ações de prevenção, a exemplo dessa campanha da Unale”, afirmou o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que há 20 anos se curou de um câncer de mama, apesar dos prognósticos negativos. A condição é rara entre os homens, mas também pode ser fatal: de acordo com o Ministério da Saúde, das 14.786 pessoas que morreram em decorrência dessa enfermidade em 2014, 161 eram do sexo masculino.

No biênio 2016/2017, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 596 mil novos casos da doença no Brasil, sendo mais de 10% deles de diagnósticos na mama. Primeiro-secretário da Alepe e secretário-geral da Unale, o deputado Diogo Moraes (PSB) pontuou a relevância da ação, que será realizada em Assembleias de todo o País. “A detecção precoce aumenta as chances de cura e minimiza a necessidade de tratamentos mais severos, como quimioterapia e mastectomia”, destacou.

Essa não é a primeira iniciativa da Alepe, neste ano, em apoio ao Outubro Rosa. Desde o início do mês, o Museu Palácio Joaquim Nabuco e o Edifício Miguel Arraes ganharam iluminação especial alusiva ao movimento. A campanha, de abrangência mundial, foi criada na década de 90, nos Estados Unidos, com o propósito de estimular a participação popular na busca e difusão de informações e aumentar o número de diagnósticos precoces do câncer de mama, reduzindo os índices de mortalidade.

Iniciativa ganha destaque no Plenário

O apoio da Assembleia à ação Doe Lenços, repercutiu na Reunião Plenária desta terça (10). O deputado Diogo Moraes (PSB) foi à tribuna destacar a importância da medida, que “pode amenizar o sofrimento de pessoas em tratamento contra o câncer de mama”. A iniciativa integra um conjunto de atividades promovido pelas instituições brasileiras para assinalar a Campanha Outubro Rosa – criada nos Estados Unidos e cujo foco é a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Segundo Moraes, um ponto de coleta de lenços estará disponível na entrada do Edifício João Negromonte Filho, Anexo II da Alepe, situado à Rua da União. As doações poderão ser feitas de 16 a 27 deste mês. Os acessórios arrecadados serão entregues nos dias 30 e 31 de outubro, ao Hospital de Câncer de Pernambuco. “Essa é uma medida bastante importante e contemplará mulheres que enfrentam um momento difícil. Com os lenços, elas se sentirão mais bonitas e se fortalecerão”, observou o parlamentar, que é secretário-geral da Unale. Ainda durante a Reunião Plenária, foi exibido vídeo com detalhes da iniciativa.

Fonte: ALEPE
Compartilhe!