24/08/2017- Curitiba- Abertura do evento Agosto Azul na Boca Maldita, Centro de Curitiba, para conscientização sobre a saúde do homem. - -Na imagem, o aposentado Afonso Barbosa Freire, 67 anos. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O estado do Rio de Janeiro terá um programa de Prevenção da Saúde Cardiovascular. É o que determina a Lei 7.832/18, sancionada nesta terça-feira (09).

Segundo a proposta, o programa será destinado a homens e mulheres acima dos 40 anos que apresentem fatores de risco e histórico familiar de doenças cardiovasculares. As pessoas enquadradas no grupo de risco terão direito a avaliações periódicas na rede pública de saúde, com a realização de exames clínicos e laboratoriais, além de acompanhamento nutricional. A lei permite que o estado faça parcerias com os municípios para a implementação do programa.

De autoria da deputada Márcia Jeovani (DEM), o programa também incentiva a criação de campanhas anuais de prevenção e tratamento de doenças cardíacas. “O objetivo é garantir o melhor tratamento para essas pessoas acima dos 40 anos, que apresentem fatores de risco”, explicou a parlamentar.

Fonte: ALERJ