alepaA Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da Diretoria Geral e Diretoria de Gestão de Pessoas da Casa, com apoio da Seção de Atividades Culturais, Divisão de Saúde e Promoção Social, lançou, no dia 9 de novembro, a campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. O evento ocorreu na entrada principal do Palácio Alfredo Nasser.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) abriu os trabalhos e destacou a importância dos exames preventivos.  “Há 25 anos atrás perdi um avô vítima do câncer de próstata. Ele não morreu somente pela doença, mas, pela falta de conhecimento e preconceito de fazer o exame. É preciso vencermos todas essas barreiras e discutir a doença de forma direta. Ressaltar as prevenções, falta de conhecimento e mostrar que é uma doença curável”, enfatiza Simeyzon.

O parlamentar também falou da importância da participação do Legislativo na divulgação da campanha.  De acordo com ele, as palestras, workshop, entre outras coisas, que irão ser realizadas ao longo do mês de novembro, são de suma importância para trazer a sociedade goiana esclarecimento sobre a doença. “Só vencemos aquilo que conhecemos. Buscamos aqui as ferramentas efetivas no combate ao câncer de próstata”, finaliza.

Já o urologista Antônio de Moraes Júnior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), promoveu um bate-papo para esclarecer e tirar as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a doença. Segundo ele, a finalidade da campanha Novembro Azul é levar o homem ao consultório para que ele tenha um diagnóstico precoce ao câncer de próstata. “Não significa que com sua ida ao urologista ele não terá mais câncer de próstata. E sim, através de exames realizados previamente em casos de constatação do câncer, ele possa ter até 90% de chances de cura da doença”, afirma.

Antônio de Moraes também explicou sobre a vigilância ativa. “Em casos de câncer de próstata iniciais que sejam de baixo risco, o paciente pode ser acompanhado de 6 em 6 meses realizando novos exames neste período. Essa iniciativa depende da idade, de seu diagnóstico, entre outros fatores. É um acompanhamento para analisar até que ponto a doença vai progredir”, explica o urologista.

Por último, o master coach especialista em carreiras, Helner Borges, falou da importância da saúde do homem para o seu cotidiano. “A saúde é muito importante para que você desempenhe ao máximo aquilo que fomos criados para fazer que é viver em plenitude. O que é viver em plenitude? É aproveitar cada momento. Sem saúde não podemos fazer nada, cansamos a todo momento mentalmente, fisicamente, é preciso cuidarmos de nós mesmo primeiramente. O homem tem por muitas vezes o papel de esteio em sua família, no entanto, ele as vezes se sente tão pressionado que não pode demonstrar que está passando por um momento difícil também”, finaliza.

Novembro Azul

A Assembleia irá realizar atividades para promover a campanha durante todo o mês de novembro. No próximo dia 23 foi programada uma mesa-redonda em que médicos, pacientes e influenciadores conversarão sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Os convidados médicos são o urologista Rogério Paes Guedes e o oncologista Paulo Moacir Campoli, presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). Também estarão presentes o comunicador José Luiz Martins de Araújo e o juiz aposentado João Batista Fagundes, que passa por tratamento contra o câncer de próstata.

Fonte: ALEGO