rosy-300x217A Assembleia Legislativa do Estado (Aleap) e a União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) voltam a manter relações institucionais após mais de um ano afastados. Para marcar a reaproximação e fortalecer a parceira, o diretor de relações institucional da entidade parlamentar, José Luiz Shafer (o Tchê), realizou visita à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20), ocasião em que foi recebido pelo presidente e pela vice-presidente do Parlamento amapaense, respectivamente, o deputado Kaká Barbosa (PT do B) e a deputada Roseli Matos (PP).

Durante a reunião, que contou ainda com a participação do diretor geral da Assembleia Legislativa, Cezar Melo, foram tratados de diversos assuntos pertinentes à reintegração da Aleap à Unale e, no final, o deputado Tchê entregou o convite para que os deputados amapaenses participem da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), a ser realizada de 7 a 9 de junho deste ano, em Foz do Iguaçu/PR, cujo tema principal é: O Brasil e suas Reformas.

A vice- presidente da Assembleia Legislativa, deputada Roseli Matos, festejou a reaproximação e destacou o papel da Unale no apoio e no fortalecimento dos parlamentos estaduais brasileiros. “Trata-se de um momento muito importante, em que voltamos a interagir diretamente com a Unale, que hoje é uma referência internacional na sua atuação de apoio aos parlamentos estaduais brasileiros. Apenas as Assembleias Legislativas do Amapá e de Alagoas estavam afastadas. Agora, com o fortalecimento institucional, voltaremos a participar diretamente de todas as ações positivas da Unale”, assegurou.

Roseli também defendeu a participação dos deputados amapaenses na CNLE, pela importância do evento e os benefícios que ele trará. “A conferência Nacional, cujo convite eu já havia recebido em Brasília, é um evento muito importante, principalmente pelo tema proposto. Vai discutir as reformas que estão em andamento no Congresso Nacional. É um tema muito atual e de suma importância para a população brasileira e acho que quanto maior a nossa participação, melhores resultados obteremos”, destacou.

O diretor da Unale, deputado Tchê, falou sobre a importância da instituição no cenário parlamentar brasileiro e colocou a estrutura da instituição à disposição do Parlamento amapaense. “Temos uma estrutura em Brasília que colocamos à disposição dos parlamentares estaduais de todo o Brasil e lutamos, incansavelmente, pelo fortalecimento do Poder Legislativo, buscando valorizar, cada vez mais, o parlamentar estadual que sempre teve muita importância nas grandes decisões nacionais. Ter o Amapá de volta ao nosso convívio só nos alegra e demonstra que a atual administração da Aleap está atuante e buscando apoios necessários à execução de suas metas”, enfatizou.

O presidente da Aleap, deputado Kaká Barbosa também enalteceu a reaproximação com a instituição e classificou de positiva a parceria que sempre existiu entre a Aleap e a Unale. “Estamos em processo de reaproximação com a Unale, uma instituição que representa o legislativo no país e tem sido decisiva na defesa e na valorização parlamentar. A visita de seu representante, deputado Tchê, vai proporcionar nosso retorno e tornar mais intensa a parceria que já existia anteriormente. Nossa luta agora será para termos uma cadeira na Executiva Nacional da Unale. E, doravante, pretendemos participar de todas as reuniões, com a participação dos deputados. E, se eu não puder ir, vai a deputada Roseli Matos”, concluiu.

Fonte: ALEAP
Compartilhe!